Mirando Alto com Bárbara Brito, a Forbes Under 30 que transforma ambição em estratégia

Com uma trajetória que inclui a liderança de times globais como C-level, Bárbara construiu uma carreira pautada pela excelência e hoje inspira mulheres a enxergar a ambição como caminho de realização.

Por Marina de Sá

A ambição sempre carregou uma aura de tabu, especialmente quando associada a mulheres. Para Bárbara Brito, no entanto, ser ambiciosa é combustível e estratégia. Empresária, Forbes Under 30 e uma das 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia, Bárbara toma posse da profundidade desse conceito – e foi com essa visão de mundo que transformou passos certeiros em uma carreira de impacto.

De personalidade pragmática, Bárbara nunca se definiu como sonhadora. “Eu nunca gostei de usar muito a palavra sonhadora. Mas a ambição para mim sempre foi um lugar de estratégia. Apesar de ser algo que em algum momento é um sonho também – porque você imagina –, é mais pé no chão, porque quando você ambiciona, você sempre pensa em duas coisas: os prós e os contras. O sonho você não põe na ponta do lápis o que pode te acarretar, seja pro bem ou pro mal. Então você só vê o lado bom. O sonho é literalmente um sonho. Eu acho que existem muitas coisas para se sonhar, mas na carreira eu não sei se vale tanto a pena”, reflete.

Quando a conheci em uma palestra, perguntei quais ferramentas utilizava para não deixar a síndrome da impostora se aproximar. “Faço tudo com excelência”, respondeu. Sua trajetória é prova viva disso. “Para mim, a única coisa quando você se propõe a fazer algo é ser bom naquilo. Se você aceita um projeto, ainda que não seja o projeto da sua vida, seja bom no que faz. Eu não faço nada mais ou menos porque acho que isso forma muito o repertório e a reputação. O que mais importa para mim, independente da validação externa, é saber que estou fazendo um bom trabalho”, explicou durante a entrevista. Essa é a essência que transmite como persona e também compartilha em suas redes sociais, onde traz conselhos de carreira a partir de sua sólida experiência como estrategista de negócios.

Aos 17 anos, Bárbara deixou o Brasil rumo à Irlanda, onde cursou Comunicação na University of Dublin. Filha única de um casal carioca bem-sucedido, nasceu em Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e estudou em uma escola particular de elite. O ensino era católico, mas em casa a religião seguida era o candomblé. Viveu entre mundos por muitos anos até escolher o seu. Não aceitou a caixinha que a vida em sua bolha reservava – e foi aí que decidiu atravessar fronteiras.

O empurrão da família foi fundamental para se estabelecer na Europa, onde passou por diferentes funções até assumir a gerência de recepção em um hostel. E, em uma dessas sincronicidades da vida, foi convidada por uma ex-chefe para trabalhar como assistente pessoal do CEO do Selina, ecossistema de hospedagem e lifestyle que, na época, tinha 16 unidades pelo mundo. “Foi muito agregador e muito estratégico. Aprendi sobre investimentos e hotelaria. O início foi muito difícil e muito pequeno comparado às tantas posições que tinham dentro da empresa e que foram crescendo rapidamente. As pessoas achavam que eu era personal assistant apenas e eu estava ali aprendendo tudo até chegar a um cargo de c-level da empresa sete anos depois”, relembra a ex-Chief of Staff do Selina, responsável pelo departamento de Brand and Creative.

Assumir uma posição global de c-level antes dos 30 anos foi ao mesmo tempo desafiador e transformador. Bárbara deixou o cargo com mais de 30 carimbos no passaporte e 100 hotéis Selina espalhados pelo mundo. Conquistou seus primeiros bens, ampliou sua visão de mundo e decidiu retornar ao Brasil. Aqui, assumiu a cadeira de head de Operações da Obvious, plataforma de mídia e entretenimento multicanais voltada para empoderamento feminino, onde ficou por seis meses. Em seguida, investiu em empresas e cofundou o Mequelab, laboratório de comunicação que desenvolve narrativas empresariais inclusivas e já atendeu grandes marcas como Arezzo e Animale. Em paralelo, atua em todos os negócios dos quais é investidora.

Bárbara Brito é daquelas mulheres que chegam e preenchem o ambiente. Com sua visão pragmática e a ambição de quem sabe onde quer chegar, segue inspirando outras pessoas. “Eu acho que o mais realizador da minha trajetória hoje é ter pessoas que se inspiram em mim”, conta.

Quando pergunto o que ainda ambiciona, começa dizendo “falta muita coisa” e logo se corrige: “Minha mãe de santo falou que não posso falar que ‘falta muita coisa’”. Que esse conselho reverbere para todos nós: cada trajetória é única, os pontos de partida não são iguais e as realizações merecem ser celebradas passo a passo. Por mais que o tempo pareça engolir o agora e alguns sonhos se mostrem distantes, não falta muita coisa. Falta um tanto. E, com ambição e estratégia, é possível chegar lá.

Últimas

  • All Post
  • Beleza
  • Colunas
  • Cultura
  • Entrevista
  • Lifestyle
  • Mirando alto
  • Moda
  • Negócios
Edit Template

Sobre nós

A ªMIRA é um portal multiplataforma de lifestyle, moda, beleza, carreira e negócios, com curadoria de especialistas, creators e jornalistas negros. Nosso propósito é naturalizar a presença preta em todos os espaços — do cotidiano ao luxo, das tendências globais aos movimentos culturais locais —, oferecendo informação de qualidade com uma visão de futuro. Mais do que acompanhar tendências, propomos novos referenciais de estilo, cultura e bem-estar.

Últimas​

  • All Post
  • Beleza
  • Colunas
  • Cultura
  • Entrevista
  • Lifestyle
  • Mirando alto
  • Moda
  • Negócios